quinta-feira, 28 de julho de 2011

O pecado e suas consequências

Pr. Luiz é teólogo e especialista em filosofia
Segundo o Dicionário Bíblico de Davis, pecado é qualquer falta de conformidade com a lei de Deus ou qualquer transgressão desta lei. Desse modo, podemos afirmar que pecar é o mesmo que errar o alvo determinado por Deus para o homem ser feliz.
O pecado tem recebido nome de doença, de modo que as pessoas acham que precisam de terapia e não de arrependimento. Da mesma maneira, o pecado habitual vem recebendo o nome de vício ou de comportamento compulsivo, e muitos pressupõem que a solução está nos cuidados médicos e não na correção moral. A auto-estima, o pensamento positivo, o avanço tecnológico, a psicologia ou a medicina não conseguem resolver o problema do pecado. Isto acontece, porque o pecado é uma realidade universal que está amarrado na nossa alma com barras de aço e bronze, levando o transgressor a fazer de si mesmo o centro de sua vida e até do universo, transformando a sua própria vontade em regra suprema. Isso se constitui numa afronta a Deus, insulto este que só é perdoado através do sangue de Jesus. Ficando sem solução quando se comete o pecado imperdoável, que é a blasfêmia contra o Espírito Santo, que acontece quando se confunde o Espírito Santo de Deus com o espírito imundo de Belzebu, tornando impossível a salvação (Mat.12:31-32). 
Não podemos negar que o pecado é algo que cativa, que atrai e que aprisiona; o pecado é tanto sedutor quanto destruidor; assim, “Jesus explicou-lhes: em verdade, em verdade vos asseguro: todo aquele que pratica o pecado é escravo do pecado” (Jo.8:34).
Vale ressaltar que Deus perdoa o pecado, mas as suas consequências não são apagadas. O perdão dos pecados não elimina o castigo.  Por isso, devemos ter muito cuidado com o tal pecadinho, pois dar preferência a um pecado menor impele o diabo a nos tentar a cometer um pecado maior, com suas maiores consequências, como sentimento de culpa, endurecimento do coração, cauterização da consciência, perda da paz, insegurança, perda da disciplina corretiva de Deus e a morte física e espiritual (separação de Deus).
É certo dizer que Deus criou cada pessoa e que o pecado as condenou. Deus, então, enviou Jesus Cristo para nos salvar do pecado e de suas consequências. Só a fé em Jesus é que produz transformação. Deus, com sua imensa bondade, nos chama para mudarmos de comportamento, e, enfim, termos uma vida de perdão, salvação, santificação, justificação e glorificação e uma vida dirigida pelo Espírito Santo de Deus.
O caminho da obediência é sempre o caminho da segurança, paz e conforto; a desobediência é um precursor certo de problemas; uma consciência perturbada pelo pecado jamais pode ser precursora de felicidades, “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por intermédio de Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm.6:23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário